Blog da célula – Foi por Amor – Grupo de comunhão.

Estudo Célula – 17-02-2011.

Qual é a sua razão para crer na bíblia ?

Para muitos a razão é o que vale, pois a fé por si só não tem razão!

1 Coríntios 1:27  “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;”
Razão = Raciocínio que conduz a outro ou a uma conclusão. = argumento.
Qual argumento que nós precisamos para crer no conteúdo da bíblia ?
Fé = Fidelidade, Prova, Crença = Acreditar em algo que não se vê crendo que verá.

Para argumentar que a bíblia de fato é a palavra de Deus ! eu poderia usar vários argumentos, mas o que eu de fato sei é:
Esse livro tem poder para libertar-nos, pois isso sim eu vivo e vivenciei na minha conversão !

Podemos juntar a fé e a razão? claro que sim.. pois se eu não tinha razão para crer na bíblia era porque eu não a conhecia e então por esse motivo sem conhecer eu não poderia crer.

Sendo que se acreditarmos (tendo fé) e através dessa crença podemos extrair a razão para crer nesse livro, ora antes eu não cria pois não havia razão para crer agora eu creio pois esse livro mudou meu viver então como eu poderia dizer que não acreditava na bíblia sem mesmo antes conhecer?
Complicado ?? mas é assim mesmo.. como posso dizer que não acredito em algo sem mesmo antes examinar e ver as razões .. é como dizer afirmando: “Eu não gosto de shushi”!, sem mesmo antes provar ?

Quem está em busca da verdade, e for uma pessoa sensata, essa pessoa começará a busca no livro que merece mais atenção que qualquer outro livro. Esse livro é a Bíblia. Aceitando seu conteúdo ou não a Bíblia não é um livro que pode ser ignorado.
Pensadores, filósofos, doutores, mestres e autoridades tiram e buscam infamações de valor inestimável desse livro.

A bíblia é o livro da humanidade. A bíblia é o livro mais importante do mundo.
Nenhum outro livro influenciou e mudou o curso da civilização como a Bíblia.
Há livros que pertencem a certas gerações e povos e culturas; A bíblia pertencente a todos os povos em todas as épocas e gerações.
Immanuel Kant disse: “A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior benefício que a humanidade já recebeu. Qualquer tentativa para depreciá-la… é um crime contra a humanidade”.

A Bíblia é um livro vivo sempre atual e relevante. Um livro de economia por exemplo de 20 anos atrás é um livro completamente desatualizado nos dias de hoje. Um livro de história de 10 anos atrás ou de geografia é um livro muito desatualizado vendo que a historia e a geografia do mundo vem mudando drasticamente.
A bíblia apesar de ter sido começada a escrita há milhares de anos continua atual e sempre fala conosco.

A Bíblia é o livro mais traduzido da história em mais de 2.400 línguas diferentes (segundo a SBB) Esse livro estima-se que 3.9 a 6 bilhões de copias registradas, mas segundo a SBB  outras traduções não registradas por serem copias “piratas” onde fica impossível de saber a quantidade exata pois esses países que são proibidos de ter a bíblia impressa na língua como por exemplo em algumas regiões da Ásia (china, irã, Arábia, índia etc ..)

Para se ter ideia outros livros como as citações das obras de Mao Tse-tung, ou como é comumente chamado, o “Pequeno Livro Vermelho” de Mao Tse-tung, é uma explicação pessoal sobre a ideologia do Partido Comunista Chinês para os chineses com 820 milhões de cópias.
E em terceiro lugar o alcorão com 800 milhões de cópias.
Esses livros  no entanto as traduções são poucas e a expansão e difusão não tanto aceitas e ou se quer se comparam com a Bíblia Sagrada.

Quem foi o grande responsável pela impressão da bíblia ?
A impressão da primeira bíblia foi em 1496 por Gutemberg..
E a primeira tradução para nossa língua portuguesa ?
e no Brasil veio a primeira tradução completa e impressa em português através de um evangélico: o pastor João Ferreira de Almeida em 1753.

A bíblia é um livro que transformou a humanidade.
Um dos maiores e mais respeitados presidentes que os EUA já teve dsse:

“É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia.” (George Washington).
Ele era chamado de “Pai da Pátria”

Alfabetização:

Os países que são cristãos, católicos ou protestantes são os países que possuem o índice de alfabetização mais elevado que os que não tem a religião baseada na bíblia.

Isso quer dizer que através da leitura bíblica aumentamos nosso conhecimento literário e passamos a exercitar a leitura e com  bons  exemplos de sabedoria na Bíblia sagrada.
Fonte de Inspiração:

A bíblia tem sido ao longo dos anos uma fonte de inspiração para artistas, pinturas, escritores, cinema, teatro, música e arquitetura. Michelangelo, Rafael, Rembrandt, Salvador Dali; músicos como Handel, Bach, Rossini, Jean Rancini, suas obras são repletas de referencias bíblicas. Somente  na obra de William Shakspeare existem mais de 550 alusões bíblicas.

O Risco!:

Os que tentam destruir a bliblia correm um “risco”, vejamos:

Lewis Wallace era conhecido por ser precisamente um homem ateu. Certa vez, viajando de trem com um grande amigo, comentavam a respeito da quantidade de torres de igrejas que havia na cidade de Saint Louis, capital do Missouri, acrescentando que não podiam entender como tanta gente culta acreditava nas Escrituras. Naquele momento, o amigo sugeriu-lhe que escrevesse um livro provando ao mundo que Jesus Cristo nunca existiu e que muito menos, Deus tinha inspirado os autores dos Evangelhos ou dos outros livros do Novo Testamento. Tal livro por certo o tornaria célebre e derrubaria o “mito” de que Jesus é o Salvador do mundo. Concordando com o amigo, Lewis revelou o plano à sua esposa. Por mais de dois anos, Lewis coletou dados e pesquisou a vida de Jesus ao pormenor, em diversas bibliotecas dos Estados Unidos. Por fim, encontrou-se em uma situação bem difícil. Disse ele: “Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e quando me dei conta estava provando que Ele de fato existiu. Tal convicção tornou-se em mim certeza absoluta. Ao estudar seu caráter, não tive mais dúvidas ser ele o Filho de Deus, e assim abri totalmente o meu coração a Ele.”

O livro, Ben Hur, que é uma apologia das lutas do Cristianismo primitivo, foi escrito em 1880[1] e transformado, várias vezes, em filmes de grande sucesso.

Sir William Ramsey, um estudioso Inglês Recebeu o Nobel de Química de 1904, em reconhecimento de seus trabalhos sobre os gases e da determinação da posição que ocupam no sistema periódico.
Foi para a Ásia Menor com o propósito expresso de provar que a Bíblia é historicamente imprecisa. Como ele cuidadosamente derramado sobre os artefatos antigos e detalhes, para sua surpresa, descobriu que a Bíblia foi preciso até ao mais ínfimo detalhe. A prova foi tão convincente que Sir Ramsey se tornou um cristão e um estudioso da Bíblia.

Indestrutível!

Várias pessoas tentaram destruir a bíblia, homens doutores, mestres influentes, “ateus” céticos que de certa forma tinha influencia e ou poder sobre o povo, mas não conseguiram.
Josef Stalin (comunista russo) disse, certa vez, que o comunismo da Rússia iria enterrar o cristianismo. (como ato simbólico enterrou uma bíblia na praça central de moscouw
Ocorre que o regime comunista acabou e a bíblia continua nas mãos do povo Russo.

Um filósofo chamado Voltaire, no auge do iluminismo, afirmou ousadamente “dentro de cem anos não haverá mais nenhuma bíblia na Europa” ele morreu em 1778 e passados 50 anos ironicamente ou não, na casa dele havia bíblias até o teto e foi fundada na casa onde ele morava, a sociedade bíblica de Genebra.

Quando o Rei da França propôs perseguição aos cristãos o seu conselheiro disse:
“Majestade, a igreja de Deus é como uma bigorna que já desgastou muitos martelos” vários pensadores, filósofos já tentaram martelar esse livro a séculos, até se gastarem, mas a bigorna continua existindo.

A Bíblia afirma ser a revelação de Deus.

A biblia afirma ser a voz de Deus, uma carta para todos nós.
Em nenhum momento a bíblia tenta provar a existência de Deus ela simplesmente declara ser real. A primeira frase da bíblia é em:
Gen 1 “No princípio criou Deus os céus e a terra.”
Dessa forma a bíblia tem como preposto a existência de Deus.
Deus se revela através da bíblia para todos que a leem.
Deus não é estático, imóvel ou mudo!
Quem lê a bíblia sente Deus e Ele passa a revelar a sua vontade e começa a se relacionar conosco.

A Bíblia fala, como ?

Através dela própria, através da natureza, através  da nossa consciência.
Isso é fato para quem lê a bíblia encontra as respostas.
Desde a criação até as profecias que são centenas que já se cumpriram e as que há de cumprir.
A bíblia não é uma especulação, nem um livro comum para filosofar.

Eu desafio a qualquer um que pedir a Deus (mesmo não crendo Nele) e disser : “Deus eu não acredito, nesse livro, mas quero que me mostre, quero que se revele a mim se for verdade”
Isso pra muitos pode soar estranho, mas eu fiz minha primeira leitura bíblica não entendia nada, achava que a bíblia era palavras soltas, filosofia, sei lá… e muito complicado de entender até que passei a entender de repente!. Vejamos:

1co 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”

Eu fui tocado e a revelação de Deus em minha vida foi nítida, como posso eu agora deixar de acreditar que Deus não fala através da própria  bíblia ?

A revelação de Deus na natureza na consciência humana no nosso caráter, através de missionários e ministros da palavra, ou até mesmo da forma mais inacreditável deus pode falar.
Leiam Números 22:24-30
Mas é na bíblia que encontramos a plena revelação de Deus e conhecemos seu plano para cada um de nós.
Ele pode usar até um ímpio para falar conosco.

Razões para crermos na Bíblia

Há inúmeras evidencias que demonstram a confiabilidade da Bíblia, eu particularmente tenho experiências que não há como ignorar.

1º :Historia
É Fundamental sabermos que a bíblia não caiu do céu, mas foi escrita diferentes pessoas em diferentes épocas e lugares, mais de 40 pessoas foram usadas por Deus para escrever  vários livros da bíblia durante um período de 1500 anos.
Alguns ricos outros  camponeses humildes, pescadores, reis, poetas, músicos, filósofos, professores em fim…. todo tipo de pessoa  contendo uma variedade de tipos literários que incluem historia, direito, poesia, alegorias, parábolas, biografias, correspondência etc … além das inconfundíveis profecias e revelações.
Contudo a Bíblia antes era livros e cartas soltas, somando 66 livros e foi juntada para facilitar a leitura, sendo completamente harmônica no sentido de coerência sem contradições, (um livro que seja muito bem escrito ele se contradiz em algum ponto literário segundo críticos) ao que se conclui que o Autor da bíblia é um só: DEUS.
2º Profecias.
Inúmeras profecias são um dos maiores argumentos que temos para crer na Bíblia.
Fatos históricos que nos levam a lugares, datas, com precisão sem enigmas com detalhes de pessoas e localização.

  • Profecia sobre Ciro, rei da Pérsia. De forma impressionante, a bíblia afirmou, 150 anos antes do nascimento de Ciro, que o mesmo seria o rei da Pérsia.

2 Pedro 1.19. “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”
Profecias bíblicas se cumprem sempre, sem exceção. Por isso podemos ter absoluta confiança nelas. Mas quem confia em adivinhações está perdido!

A adivinhação cria confusão mental, turva a visão para a verdade bíblica e bloqueia a disposição das pessoas de crerem no Evangelho de Jesus Cristo. Ela embota seus sentidos, prende-as a falsos ensinos e torna-as inseguras em suas decisões. A profecia divina, entretanto, liberta e dá segurança. Por isso todos deveriam seguir o conselho de Deus:
(Is 46.11b-12a).
“Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei. Ouvi-me vós…”

·  A Bíblia contém 6.408 versículos com declarações proféticas, das quais 3.268 já se cumpriram. Não se sabe de nenhum caso em que uma profecia bíblica tivesse se cumprido de forma diferente da profetizada. Esses números equivalem à chance de que ao jogar-se 1.264 dados, todos caiam, sem exceção, com o número 6 para cima. Essa probabilidade é tão pequena que exclui toda e qualquer obra do acaso.
·  Conforme o Dr. Roger Liebi, 330 profecias extremamente exatas e específicas referentes ao Messias sofredor se cumpriram literalmente por ocasião da primeira vinda de Cristo.

E para Finalizar. O que é a mensagem da bíblia?

ARREPENDIMENTO – NOS RESGATAR – SERMOS SALVOS

A Bíblia fala sobre a grandeza de Deus, como ele criou o homem, como o homem se rebelou contra seu Criador e como Deus ama o homem e ofereceu a salvação através do sacrifício do seu filho Jesus Cristo.
A bíblia nos confronta a mudar de vida, abandonar o pecado e a rebeldia contra Deus e a viver em santidade ao Senhor. Esse é o propósito da bíblia nos levar de volta a Deus.

A bíblia é muito mais que um livro. È uma carta de Deus para a nossa salvação, é como você receber um convite de uma festa “0800” Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Por exemplo: quando lhe convida para a festa ou almoço e você insiste em pagar o seu amigo! Ele te diz: “não quero receber nada, você está me ofendendo, estou lhe oferecendo de graça”
Isso é complicado de entender nos primeiros instantes mas depois quando você começa a entender o plano de Deus tudo fica mais claro.
Continuando… a bíblia é o mapa, com as normas e algumas condições para ir participar dessa festa.
Como por exemplo : pode vim na festa de jeans  ou bermuda? sim ou não ?
Tem o mapa é imprescindível, ele te dá o mapa com pontos de referencias.
A Bíblia nos mostra oque vai acontecer com os falsos profetas, quem são eles, como será a segunda vinda de Jesus, quais os mandamentos de Deus, e assim vai nos mostrando a verdade.
João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Temos que levar a bíblia como levamos nosso celular, pra todo lado, no celular, em MP3, pra escola, pro trabalho, ler ela diariamente e meditar para termos discernimento completo da palavra de Deus para nossas vidas para não sermos enganados por qualquer um, por isso é muito importante a leitura e o conhecimento dela.
Efésios 4:14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Eu creio e você ?

Que Deus se revele a você atravéz da Bíblia Sagrada mostrando e esclarecendo todas suas dúvidas.
Jesus te abençoe.

Alexandre Reis.

Anúncios

Comentários em: "Razão para crer na Bíblia" (1)

  1. […] também: Razões para crer na Bíblia Razões para ler e memorizar a Bíblia -19.844833 -43.925449 Rate this: Like this:LikeBe the […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: