Blog da célula – Foi por Amor – Grupo de comunhão.

Jesus, o bom pastor
23/7/2010

JOÃO 10.11-16
— Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
Referências para estudo:
-10.11 ” Eu sou o bom pastor”. No antigo testamento Deus é chamado de pastore o povo de Israel é o seu rebanho (sl23.1;77.20;79.13;95.7;100.3; Is 40.11; Ez34.11-31). No novo testamento a figura de pastor se aplica a Deus (Lc15.4-7) e a Cristo ( Hb 13.20; 1Pe 2.25; 3.4; Ap 1.7), O bom pastor dá  vida pelas ovelhas Jo 15.13 veja também em 10.10b, 15b.
-10.14-15 “conheço minhas ovelhas, e elas meconhecem” . Um conhecimento muito intimo e completo, igual ao conhecimento que existe entre o Pai e o Filho (Mt 11.27- Lc10.22)
-10.16 “Outras Ovelhas” provavelmente Jesus está falando de os “não  Judeus” ou os incrédulos (Jo 7.35; 11.52; 12.32). “elas se tornarão um só rebanho com um só pastor (No antigo testamento temos algumas referencias sobre isso dizendo que averá um só pastor) Vejam as outras passagems que falam sobre a unidade do povo de Deus. Jo 11.52; Ef2.11-22; 1Pe2.25. Vejam também os cap 3.1 e Ez 34 especificamente o verso 23.

Leitura Diária Biblica | Estudo diário.

Deixe um comentário

