Blog da célula – Foi por Amor – Grupo de comunhão.

TX: Ef 5:18-20 “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

INTRO: Ser cheio do Espírito Santo é uma decisão pessoal. Como de costume Deus age sempre a partir de uma atitude nossa. Nesse texto o apóstolo Paulo faz o apelo que podíamos contextualizar dizendo: pare de querer as coisas do mundo que só trazem confusão e queiram as coisas de Deus. Deixe-se encher pelo Espírito. Deus quer que sejamos cheios mas algumas coisas podem impedir isso. Vejamos então, sem a pretensão de esgotar o assunto, dez coisas que impedem a ação do Espírito Santo.

1 – A irreverência. É o mesmo que falta de estima ou de reconhecimento. Falta de consideração e de respeito. Perceba que na sociedade de hoje não existe estima, consideração e menos ainda respeito por aqueles que em teoria nos dão a vida. Veja como os pais são tratados. Vez ou outra ficamos perplexos ao ver imagens da violência contra pais, avós, filhos e cônjuges nos noticiários. Se não respeitamos a quem vemos dirá o contrário! Foi o que aconteceu com Ananias e Safira em At 5:3 “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?”, eles agiram com uma irreverência sem tamanho, que resultou na morte dos dois. A irreverência impede a ação do Espírito Santo. (Vídeo do Blasphemy Challenger)

2 – A incredulidade. Hb 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

3 – As conversas infrutíferas. I Co 2:4 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”. Paulo estava afirmando que suas palavras não eram vazias e sim carregadas de poder.

Ef 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”.

4 – Os amigos sem compromisso. I Co 5:11 “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais”.

5 – As brincadeiras carnais. Gl 5:13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.

6 – A mente poluída. Fl 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

7 – Os relacionamentos sem propósito. II Tm 1:13-14 “Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós”.

8 – A carne. Gl 5:17 “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

9 – O diabo. A principal arma do diabo é o engano. Por exemplo, o carnaval, que segundo a tradição era o período em que as pessoas começavam a se preparar para o jejum católico chamado quaresma. Hoje é a festa mais carnal já vista, onde orgias se tornam normais e os pecados se multiplicam. Cresce o número de assassinatos, de mortes no trânsito, de pessoas infectadas com as DST, jovens grávidas, lares desfeitos, etc. O diabo quer, através do engano, encher a vida das pessoas de lixo! Lc 11:24-26 diz “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro”. Satanás quer a casa limpa, ornamentada e de preferência vazia. Sendo assim precisamos nos encher do Espírito Santo e frustrar os planos do nosso adversário.

10 – A ignorância. Paulo chegando a Éfeso At 19:2 “perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo”.

COMO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

1 – “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem”. Seria o mesmo que não faça o que o mundo quer que faça.

2 – “Falando entre si”. No meio do povo sem se contaminar pelos defeitos do povo. Pv 18:20-21 “Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.

3 – “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas”.

Deus abençoe,

Pr. Marcos Roberto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: